Perguntas frequentes
  • Dúvidas comuns

    • O que é a versão do Google Earth com base no navegador?

      O Google Earth é um globo virtual on-line em 3D que deixa todas as informações geográficas do mundo ao seu alcance. Desde o lançamento do Earth, há mais de 10 anos, como um aplicativo que precisava ser instalado em computadores Windows, Mac ou Linux, ele tem sido usado por professores de todo o mundo que ensinam as mais diversas disciplinas.

      Desde que foi lançado como aplicativo da Web em 2017, o Earth pode ser utilizado na maioria dos computadores, incluindo Chromebooks, sem a necessidade de download. Também é mais fácil usá-lo na sala de aula para inspirar a próxima geração de mentes curiosas a explorar, conhecer e se importar com nosso lindo e vasto planeta.

    • O que torna o Google Earth útil para a educação?

      Com o Google Earth, é possível explorar o mundo e observar de diferentes ângulos o papel de cada componente no conjunto. O Earth é fácil de usar e oferece, sob uma ótica geoespacial, um grande volume de informações sobre diversos temas, como ciências naturais, ciências sociais, história, arte, engenharia e outros campos relacionados de alguma maneira à geografia. Como é possível apresentar essas informações com um modelo tridimensional da Terra, facilitamos a compreensão do sistema terrestre e das diversas disciplinas que o compõem.

      Por exemplo, um professor pode iniciar estudos sobre moradias ao projetar o Earth para a sala de aula usando a experiência "Este é nosso lar" do Viajante.

    • O Google Earth é destinado apenas a professores e ao uso em sala de aula?

      Não, o uso do Google Earth não se limita aos professores ou à sala de aula. O Earth atende a todos, e o conteúdo está disponível para qualquer pessoa com acesso a ele.

    • O Google Earth é um serviço principal do G Suite for Education?

      Não, o Google Earth é um serviço adicional para os usuários do G Suite.

      O G Suite for Education oferece duas categorias de Serviços do Google: os serviços principais (como o Gmail, Drive, Agenda e Sala de Aula), fornecidos segundo o acordo do G Suite for Education com sua escola, e os serviços adicionais (como o YouTube, Maps e Blogger), criados para consumidores, mas que podem ser usados em contas do G Suite for Education para fins educativos, se um administrador do domínio da escola permitir. Este artigo explica mais sobre as diferenças entre serviços principais e adicionais.

      Por ser um serviço adicional, as escolas precisam do consentimento dos pais ou responsáveis de alunos menores de idade para o uso do Earth. Para mais informações sobre como conseguir o consentimento, acesse esta página da Central de Ajuda.

    • Como minha escola pode ter acesso ao Google Earth?

      Se sua escola usa o G Suite, o administrador das Contas do Google da organização pode usar o Admin Console do Google para controlar quem tem acesso ao Google Earth. Entre em contato com o administrador para ativar o Earth no seu grupo organizacional. Acesse esta página da Central de Ajuda para mais informações.

  • Confiança, privacidade e segurança

    • O Google Earth obedece à COPPA?

      O Google Earth é um "serviço adicional que pode ser usado obedecendo à regulamentação COPPA, contanto que as escolas consigam o consentimento dos responsáveis. Para mais informações sobre como receber o consentimento, acesse esta página da Central de Ajuda.

      No caso de escolas que não podem conceder acesso a todos os alunos, recomendamos ativar o acesso ao Earth para os professores no Admin Console do G Suite.

    • Os alunos precisam fazer login para usar o Google Earth?

      Não é preciso fazer login para usar o Google Earth. No entanto, alunos que estiverem conectados com uma conta do G Suite for Education em que o Earth seja um serviço adicional também serão conectados ao Earth. Outras ferramentas do Google funcionam dessa maneira para todos os usuários.

    • Como o Google Earth usa os dados dos meus alunos?

      Usamos suas informações no Google Earth para oferecer o serviço e melhorá-lo. O Aviso de privacidade do G Suite for Education apresenta mais detalhes sobre como o Google coleta e usa as informações quando você utiliza os Serviços do Google, incluindo o Earth com uma conta do G Suite for Education.

    • Como o Google sabe onde eu e meus alunos estamos?

      Sua localização pode ser determinada com base no endereço IP. O Google usa um algoritmo em constante evolução que utiliza informações agregadas e anônimas de IP.

      Quando você ou um dos alunos faz login pela primeira vez, é exibida uma janela que pergunta se você permite que o Google acesse sua localização. É possível bloquear o acesso nesse momento ou solicitar ao administrador do G Suite para desativar os serviços de geolocalização no Admin Console. O administrador do G Suite também pode reativar esses serviços a qualquer momento.

    • Como posso impedir que o Google Earth use a localização dos meus alunos?

      Quando você ou seus alunos fizerem login pela primeira vez, será exibida uma caixa perguntando se você permite que o Google acesse sua localização. É possível bloquear o acesso nesse momento ou solicitar ao administrador do G Suite que desative os serviços de geolocalização no Admin Console.

    • Meu aluno pode ser exposto a conteúdo impróprio?

      O Google trabalha constantemente para manter as pessoas seguras na Internet e fora dela. No entanto, se você encontrar algo que considera inadequado enquanto usa o Google Earth, clique no botão "Feedback" do menu do Earth.

      Qualquer usuário pode acessar o link "Informar um problema", no canto inferior direito da tela, no caso de conteúdo impróprio em imagens do Street View ou fotos enviadas pelos usuários do Earth, para solicitar o desfoque ou a remoção da imagem.

  • Integração com outros Serviços do Google

    • O Google Earth é integrado a outros serviços do G Suite?

      Sim, o Google Earth é integrado ao Google Sala de Aula pelo botão "Compartilhar com Sala de Aula" na caixa de diálogo correspondente, em que professores e alunos podem compartilhar o link do Earth para criar ou responder a uma tarefa.

      Se o recurso estiver ativado nas configurações do Earth, é possível fazer o upload de um arquivo KML do Google Drive para visualizar no Earth. Esse recurso está na versão Beta e não é totalmente compatível com todos os tipos de arquivo KML.

    • É possível acessar vídeos do YouTube no Google Earth?

      Várias Histórias do Viajante do Google Earth incluem vídeos incorporados hospedados no YouTube. Todos eles são educativos, foram selecionados pelos nossos parceiros e não incluem anúncios ou links para vídeos relacionados. Os vídeos são abertos diretamente na plataforma do Viajante do Earth, sem redirecionar para o YouTube.

      Caso você tenha feito login com uma conta do G Suite, os vídeos serão reproduzidos apenas se o administrador tiver ativado o YouTube.

    • Os vídeos do YouTube no Google Earth serão bloqueados se o YouTube estiver bloqueado na minha escola?

      Sim, os vídeos do YouTube no Google Earth também serão bloqueados se o YouTube estiver bloqueado na sua escola.

    • Como criar minhas próprias histórias e tours no Google Earth?

      No momento, não é possível criar tours on-line no Google Earth. No entanto, você pode usar o Google Tour Builder e o My Maps para criar conteúdo que pode ser visualizado no Earth.

      Saiba mais neste site e na seção de recursos. Se tiver outras dúvidas, acesse nosso Fórum de Ajuda e inclua "Google Earth for Education" no título do tópico.

  • Recursos do Google Earth

    • De onde vêm os dados do Google Earth?

      O Google Earth usa informações de diversas origens, como fontes públicas, governamentais e comerciais, que podem ser adquiridas e licenciadas por qualquer pessoa.

    • Como atualizamos as imagens aéreas e de satélite?

      As imagens de satélite do Google Earth incluem imagens de baixa e alta resolução usadas de acordo com o interesse geral dos usuários em determinado local. Recebemos as imagens de diversos parceiros terceirizados com quem trabalhamos para criar um plano que mantenha as imagens atualizadas em locais povoados e de importância cultural. O Google Earth também inclui muitas imagens de alta resolução, especialmente de áreas urbanas cujas legislações local e federal permitem o registro fotográfico.

      As imagens em 3D também exigem coletas especiais por meio de câmeras específicas acopladas a aeronaves, sujeitas a regulamentações federais e locais de voo e coleta de imagens. Para ver mais detalhes, consulte este artigo.

    • Posso sugerir a atualização das imagens de uma área?

      Sim. Você pode usar nossa ferramenta de comentários no menu do Google Earth para sugerir uma atualização das imagens de uma área. Deixe a área de interesse no centro da captura de tela ao enviar seus comentários e use a frase "Quero sugerir uma atualização de imagens" na janela correspondente.

      Usamos essas solicitações nos nossos planos de imagens, já que o interesse dos usuários é muito importante para definirmos as áreas que precisam ser atualizadas e a frequência com que isso deve ocorrer. Lembre-se de que os processos de coleta e atualização das imagens podem levar de meses a anos. Além disso, não há garantias de que essas atualizações ocorrerão. Fatores como a disponibilidade de imagens dos nossos fornecedores e tempo nublado também podem levar à demora na atualização das imagens. Muitas áreas do mundo estão constantemente nubladas, por isso, é preciso ser paciente com as oportunidades de coleta junto aos nossos usuários do Google Earth.

    • O Street View usa imagens em tempo real?

      Não, o Street View não usa imagens ao vivo (ou em tempo real). Elas costumam ser de vários meses a anos atrás.

      Para descobrir a data de captura de uma imagem do Street View, use o Google Maps em um computador: entre no modo Street View com o Pegman para ver o mês e o ano de registro da imagem no canto inferior direito da tela.

    • É possível identificar pessoas nas imagens aéreas e de satélite?

      As imagens de satélite e aéreas do Google Earth não têm resolução suficiente para que seja possível ver pessoas. Nas imagens do Street View, você pode ver pessoas, mas o Google desfoca rostos e placas de veículos para proteger a privacidade.

      Quando usuários enviam fotos em 360°, eles têm a opção de desfocar rostos e outros detalhes antes do envio para o Google Maps, mas isso não é obrigatório. Qualquer pessoa pode solicitar o desfoque de um rosto, placa ou outro detalhe clicando no link "Informar um problema" no canto inferior direito da imagem do Street View.

    • Como posso escolher as histórias da categoria "Educação" no Viajante?

      Trabalhamos com grandes contadores de histórias, cientistas e organizações sem fins lucrativos para dar vida ao mundo no Viajante, um conjunto de tours guiados interativos criados para inspirar as pessoas a explorar o planeta. As histórias na categoria "Educação" do Viajante foram desenvolvidas por pessoas e organizações com muita experiência na produção de narrativas usando mapas e o Google Earth, além de serem apaixonadas pela criação de experiências educativas interativas. Você também encontra atividades complementares e planos de aula relacionados às histórias de "Educação" do Viajante na página "Explorar a Terra" do site do Google Earth Education.

    • O Google Earth funciona com dispositivos de diversas plataformas (Android e iOS)?

      O Google Earth funciona no Chrome, Android e iOS.

    • Quais recursos estão disponíveis com mais informações sobre o Google Earth?

      Lançamos um site do Google Earth Education em http://www.google.com/earth/education, que inclui atividades de sala de aula, histórias de sucesso inspiradoras e tutoriais de professores para ajudar educadores a aprender sobre o Google Earth e descobrir como usá-lo na sala de aula em projetos ou atividades que complementam o plano de aula.

    • Como posso esclarecer outras dúvidas sobre o Earth?

      Se você tiver mais dúvidas sobre o Google Earth, publique suas perguntas no Fórum de Ajuda do Google Maps e do Earth. Para perguntas relacionadas a casos de uso educacionais ou em sala de aula, recomendamos que você inclua a palavra "Educação" no título.