Skip to main content

Comitê Internacional de Resgate (IRC)

A organização

O Comitê Internacional de Resgate (IRC) mapeou locais de clientes na Somália para um projeto de planejamento familiar e imunização, garantindo o acompanhamento desses serviços para mulheres e crianças da região.

O desafio

A Somália é uma região que sofre com uma seca rigorosa que agrava ainda mais as condições precárias da vida local. Com isso, as pessoas migram para Mogadíscio, capital do país e região urbana com uma das maiores densidades populacionais no mundo. Aproximadamente 600.000 desalojados vivem em ocupações informais pela cidade.

Sem um governo e um sistema segurança organizados, o país está nas últimas posições nos rankings globais de saúde infantil e reprodutiva. Além disso, a cobertura de imunização é extremamente baixa, já que apenas uma pequena parte da população tem acesso aos serviços de saúde disponíveis.

Como foi possível

O projeto envolveu profissionais de cinco instituições de saúde que atendem às comunidades de Mogadíscio. O objetivo foi analisar a viabilidade de um aplicativo de monitoramento que ajudasse a identificar e acompanhar as pessoas que não compareceram a consultas médicas. Eles usaram os Plus Codes para mapear e localizar os pacientes para os encaminhamentos.

O principal desafio enfrentado foi encontrar crianças que precisavam comparecer a um check-up de acompanhamento. A plataforma tecnológica dos Plus Codes atribuiu um endereço mapeável a cada família, que pode ser compartilhado facilmente e até anotado em um papel, se necessário. Durante o programa, o IRC integrou os Plus Codes ao app usado nas atividades de campo e trabalhou com os gerentes do projeto para fazer uso desses códigos das seguintes formas:

  • Esforços de mapeamento para registrar mães e crianças no app, estimar o público-alvo e facilitar as consultas de acompanhamento.

  • Captação de dados de GPS da localização de cada criança e mãe registradas, que depois foram transformados em Plus Codes, substituindo as coordenadas, que são muito longas e difíceis de memorizar.

  • Geração automática de listas de pessoas que não compareceram a consultas, com os respectivos Plus Codes. 

  • Geração de mapas impressos usando os Plus Codes para que os profissionais de saúde sem telefone pudessem localizar as pessoas que tinham faltado às consultas e fazer um controle dos clientes encontrados.

  • Ajuda aos profissionais de saúde com smartphones na hora de inserir os Plus Codes em aplicativos de mapa para localizar as pessoas que não compareceram às consultas.

  • Atividades mensais de planejamento familiar e de imunização para aumentar a conscientização e a demanda por serviços.

O impacto

Durante esse projeto, milhares de crianças foram vacinadas e centenas de mães adotaram um método de planejamento familiar. O aplicativo, com a tecnologia de Plus Code integrada, ajudou os profissionais de saúde a identificar e vacinar aproximadamente 88% das crianças que não estavam imunizadas.