Rural Utah Project
A organização
O Rural Utah Project (RUP) capacita eleitores com pouca ou nenhuma representatividade da zona rural do estado de Utah, nos Estados Unidos. Eles oferecem treinamento, educação e orientação sobre diversos assuntos. O programa de registro de eleitores da Nação Navajo promovido pelo RUP atribui endereços a moradores da região. Com isso, eles podem se registrar no cartório eleitoral e ter acesso a serviços de emergência e entrega de correspondências.
O desafio
A Nação Navajo é a maior reserva indígena dos Estados Unidos, ocupando um território de mais de 6,4 milhões de hectares, mas a população que habita a região é esparsa. Além das rodovias estaduais, poucas estradas têm nomes ou são numeradas, e praticamente nenhuma casa tem endereço.
Uma abordagem tradicional de endereçamento de ruas não funcionaria bem nesse território. Algumas ruas têm nomes no idioma navajo e em inglês, o que causa ainda mais confusão.
Moradores de lugares sem endereço enfrentam dificuldades para acessar serviços como registro eleitoral ou recebimento de correspondências. Isso também impede que os professores busquem em casa aqueles alunos que perderam o ônibus escolar, por exemplo.
Muitos eleitores da Nação Navajo estavam listados nos distritos eleitorais incorretos, um problema que poderia ser resolvido com um endereçamento melhor. O RUP também identificou outros serviços que poderiam ser aprimorados com essa solução:
-
Melhor acesso dos serviços de emergência
-
Serviços educacionais segmentados
-
Entrega de correspondências e encomendas
-
Obtenção de documentos de identificação oficiais
Como foi possível
Os Plus Codes foram uma solução eficaz para a Nação Navajo porque funcionam independentemente de nome de rua ou número da casa. Para resolver o problema de endereçamento na região, o RUP fez o seguinte:
-
Conseguiu aprovação de oficiais da Nação Navajo em Utah e decisões favoráveis das administrações locais do território.
-
Teve acesso a bancos de dados relevantes dos condados.
-
Realizou processos de pré-reconhecimento de campo.
-
Usou um banco de dados sobre a área ocupada pelas edificações e imagens de satélite para identificar estruturas.
-
Identificou 5.500 estruturas endereçáveis.
Primeiro, o RUP buscou a aprovação dos líderes da reserva para usar os Plus Codes e, depois, contratou intérpretes locais, que visitaram as centenas de estruturas identificadas na área da Nação Navajo localizada no estado de Utah.
O impacto
A equipe do RUP identificou as construções endereçáveis e atribuiu Plus Codes às milhares de habitações ocupadas na região. Posteriormente, a equipe de campo visitou cada uma das casas para entregar aos moradores placas de endereço, ímãs de geladeira e cartões de apresentação com Plus Codes para ajudar na memorização dos endereços exclusivos. Ao longo dos meses, a equipe visitou as casas várias vezes para garantir que os moradores podiam ser encontrados, conferir se eles haviam entendido como usar o Plus Code e se conseguiram fixar as placas com o endereço nas propriedades.
Desde o início do processo de instalação, habitantes da Nação Navajo usaram os Plus Codes em situações de emergência e para registro eleitoral, por exemplo. Essa solução também foi usada por organizações de ajuda humanitária, que visitaram a região durante a pandemia da COVID-19 para distribuir alimentos. A equipe do Utah Rural Project comprovou o impacto de um endereço físico nas vidas dos residentes da Nação Navajo: o Plus Code foi usado para os vizinhos se ajudarem em situações críticas, facilitar as visitas de amigos e possibilitar o acesso a serviços que, durante muito tempo, estavam fora do alcance daqueles moradores.