Comitê Internacional de Resgate (IRC)
a entidade
Na Somália, o Comitê Internacional de Resgate (IRC) mapeou os locais dos clientes para um projeto de imunização e planejamento familiar, garantindo que mulheres e crianças recebessem cuidados de acompanhamento em tempo hábil.
O desafio
Na Somália, onde a seca severa agrava as condições de vida já precárias, as pessoas migram para Mogadíscio, a capital do país, que tem uma das maiores densidades populacionais urbanas do mundo. Cerca de 600.000 pessoas deslocadas vivem em assentamentos informais da cidade.
Sem um governo organizado e segurança, a população do país está no extremo inferior dos rankings globais de saúde infantil e reprodutiva. Além disso, a cobertura de imunização é extremamente baixa, já que apenas uma fração da população tem acesso aos serviços de saúde existentes.
Como o fizeram
O projeto trabalhou com profissionais de saúde que atendem comunidades em cinco unidades de saúde de Mogadíscio para testar a viabilidade do uso de um aplicativo de rastreamento que ajuda os profissionais de saúde a identificar e acompanhar pessoas que faltam a consultas médicas, em conjunto com os Plus Codes para localizar e mapear clientes para encaminhamentos.
O principal desafio enfrentado pelo projeto foi encontrar crianças que precisassem de um check-up de acompanhamento. A plataforma tecnológica Plus Codes forneceu um endereço mapeável para cada família, que era facilmente compartilhável e podia até ser anotado conforme necessário. Ao longo do programa, eles integraram os Plus Codes ao aplicativo de campo e trabalharam em conjunto com os gerentes de projeto para aproveitar os Plus Codes.
-
Realizou exercícios de mapeamento para registrar mães e crianças no aplicativo para estimar metas e facilitar visitas de acompanhamento
-
Capturou coordenadas GPS de locais para cada criança e mãe registradas e converteu essas coordenadas em Plus Codes, substituindo coordenadas GPS longas e difíceis de lembrar.
-
Criei listas geradas automaticamente com inadimplentes e seus Plus Codes associados.
-
Mapas de papel gerados usando Plus Codes para profissionais de saúde sem telefones para que pudessem rastrear inadimplentes e estimar os clientes cobertos
-
Ajudou profissionais de saúde com celulares a inserir Plus Codes em aplicativos de mapas para localizar inadimplentes.
-
Realizou atividades mensais de planejamento familiar e imunização para aumentar a conscientização e a demanda por serviços.
O impacto
Durante este projeto, milhares de crianças foram vacinadas e centenas de mães adotaram um método de planejamento familiar. O aplicativo com tecnologia Plus Code integrada permitiu que profissionais de saúde identificassem e vacinassem cerca de 88% das crianças com vacinação atrasada.